top of page

REGULAMENTO TALENT KART CUP (TKC) F4 2023 

Versão 12/01/2023 rev.12 

​

​

Informações sobre o Campeonato

 

Organização

 

Wagner Rezende

Reimar Monteiro

Rodolfo Alvarenga

 

Direção de Provas

 

Clayton Rodrigues Caldas

Rodrigo Correa

 

Dados Financeiros

 

Clayton Rodrigues Caldas

Chave PIX: 19994331303

Banco PagSeguro

 

Todas as taxas de inscrição e motor devem ser pagas na chave PIX citada acima e o comprovante deve ser enviado ao número de celular disponibilizado abaixo, juntamente com o nome completo e número do piloto para registro/confirmação de pagamento . Quaisquer informações ou dúvidas sobre o campeonato, formas de pagamento e condições que não estiverem contempladas neste regulamento podem ser tiradas no número de Celular/WhatsApp (19) 99433-1303 com Clayton Rodrigues Caldas.

 

Adesão de novos pilotos e convidados

 

         O Campeonato TKC, criou um comitê para avaliar a adesão de novos pilotos no Campeonato. Quem decidirá a entrada ou não desse piloto, será o comitê, onde avaliará o histórico desse convidado, para saber se o mesmo está de acordo com as regras, e se encaixa no grupo de pilotos já existente, pois nossa regra principal, é a segurança entre os pilotos, e a amizade desses participantes dentro, e fora das pistas.

         Queremos pilotos que venham agregar nosso grupo de amigos. Então, todos os convidados deverão passar pelo comitê, antes da sua participação.

REGULAMENTO TALENT KART CUP (TKC) 2023

Versão 08/01/2023 rev.01

 

I. MOTOR:

 

1.     Motores Honda, escapamento e filtros da temporada 2023 serão locados pela Cuca Racing.

 

2.     Os motores serão sorteados em todas as etapas pelo diretor de provas, utilizando-se de um bingo profissional, de forma que nenhum piloto utilize o mesmo motor em etapas sequenciais durante o campeonato, gerando uma relação dos motores utilizados para cada etapa e gravando video do sorteio.

 

3.     O combustível será de responsabilidade do piloto (gasolina comum). Cada piloto deverá trazer 10 litros que serão misturados em um reservatório único visando igualdade no absatecimento. Os karts serão abastecidos na hora e local definidos pela organização.

 

4.     Os motores e pneus serão usados apenas nas corridas oficiais. Não será permitido nenhum treino com os mesmos.

 

II. CHASSIS:

 

1.     Chassis livre em marca, modelo e ano.

 

2.     Freio permitido apenas no eixo traseiro.

 

3.     Bitola máxima traseira permitida será de 1400mm, medido da face externa das rodas.

 

4.     Obrigatório o uso de carenagem completa (bico, gravata e laterais). Em caso de perda de carenagem durante a corrida, o diretor de provas irá solicitar que o piloto pare para recolocação, o que deverá ser feito pelo piloto em até 3 voltas após o primeiro aviso e caso não seja atendido o piloto será desclassificado da bateria com bandeira preta.

 

5.     Obrigatório o uso de para-choques integral de plástico, a partir deste ano para-choques de ferro não serão permitidos.

 

6.     Obrigatória a identificação do kart com número visível na gravata e parachoque traseiro, a não utilização dos números gera advertência de 5 segundos no tempo total de cada bateria.

 

7.     Filtro de ar é padrão do motor. Não será permitido o uso de outro tipo de filtro, salvo em dias de chuva.

 

8.     A coroa será de 41 dentes, verificado na vistoria e a corrente poderá ser usada de passo 428. Pinhão será de 13 dentes já instalado no motor não podendo ser substituído.

 

9.     Obrigatório o uso de protetor de pescoço.

 

 

III. PNEUS:

 

1.     Os pneus a serem utilizados no campeonato serão da marca  SPEED VERMELHO, os quais deverão ser utilizados por todos os pilotos de modo a manter o mesmo nível de competitividade.

 

2.     Um jogo de pneu zero para cada piloto a cada 5 etapas, custo do piloto.

 

3.     Serão anotados os códigos de todos os pneus e conferidos no parque fechado, caso houver qualquer alteração de códigos ou nas caracteristicas físicas dos pneus haverá desclassificação do piloto.

 

4.     O uso de cada jogo de pneus será em provas consecutivas. No final das 5 primeiras etapas, será entregue ao piloto para substituição. Na sexta (6) etapa, todos deverão estar de pneu zero.

 

5.     Em caso de chuva, obrigatório o uso de pneus de chuva, ficando assim os pneus do campeonato guardados para etapa seguinte.

 

6.     Não será permitido reparos no grid, uma vez que o piloto saiu do box para classificação e formação do grid de largada, é proibido qualquer tipo de ajuste ou reparo por parte do mecânico, permitido apenas ajuste de calibragem de pneu se necessário. Caso seja verificado algum ajuste, penalização será largar em último independente do tempo da classificação. O tempo máximo parado no grid antes da largada é de 2 min após o último kart alinhar na sua posição, caso tenha kart com problemas, deverá ser retirado da pista e liberar a largada.

 

IV. PESO:

 

1.     Peso mínimo obrigatório do conjunto Kart + Piloto é de 183Kg, sem nenhuma tolerância, caso o peso mínimo não seja atingido o piloto será desclassificado. Todos os pilotos do grid devem pesar ao término da bateria. Em caso de quebra do kart é obrigatória a pesagem assim que o kart for retirado da pista.

 

2.     É de responsabilidade de cada piloto acertar o peso de seu kart. A balança estará disponível no dia da etapa.

 

3.     Todos os pilotos serão pesados logo após o encerramento de cada bateria.

 

4.     Esses pilotos serão direcionados a um local pré-determinado e não poderão se afastar do seu kart até o momento da pesagem, piloto que estiver abaixo do peso, se negar ou não se apresentar para a pesagem, será desclassificado da bateria e essa etapa não poderá ser usado como descarte.

 

5.     O conjunto kart/piloto será pesado na condição que terminar a corrida não sendo permitido repor partes ou peças perdidas na disputa. Para não deixar dúvida com relação a erros de medições o piloto tem direito a pesar 3 vezes.

 

V. FORMATO DO CAMPEONATO:

 

1.     Será disputado 1 campeonato por ano com 10 etapas.

 

2.     Em cada etapa serão premiados com troféus os 5 primeiros colocados.

 

3.     Haverá descarte de 2 das etapas do ano, seja ela por falta ou pior resultado. Não poderá ser descartada etapa que não foi paga a inscrição.

 

4.     O critério de desempate das corridas será a posição de largada no qualifying da corrida vigente, desempate do campeonato será o maior número de vitórias nas etapas, maior número de segundo lugar, terceiro lugar e assim por diante.

 

VI. FORMATO DAS DISPUTAS

 

1.     As etapas serão disputadas em 2 baterias de 18 voltas, com tomada de tempo de 5 minutos para a classificação da primeira bateria. A classificação começa a ser contada quando o ultimo kart passar pela linha de chegada.

 

2.     Warm-up será liberado antes da tomada de tempo para verificação do equipamento conforme cronograma, caso haja a quebra do motor ou constatação do diretor de provas juntamente com o Cuca Racing de falha mecanica, pode haver uma troca sem penalização no grid após o Warm-up. As trocas de motor entre uma bateria e outra, serão penalizadas com largada do piloto no final do grid independente do resultado na bateria anterior.

 

3.     Os karts entrarão na pista para a tomada de tempo com a autorização do diretor de prova.

 

4.     Após o encerramento da tomada de tempo, os pilotos deverão dar uma volta em velocidade reduzida e parar o kart alguns metros antes da linha de chegada para o alinhamento do grid.

 

5.     A ordem de largada da 2ª bateria será exatamente a mesma ordem do grid final da primeira bateria.

 

6.     Pilotos desclassificados na 1ª bateria largarão no final do grid da 2ª bateria.

 

7.     As largadas serão lançadas e em fila dupla.

 

8.     Se algum piloto sair da sua posição na volta de apresentação, ele deverá retornar o mais rápido possível. Caso ele não se posicione a largada será dada e o piloto será penalizado com Time Penalty de 10 segundos ou em caso de problemas mecânicos será orientado a ir para os boxes.

 

9.     O desalinhamento do grid e as tentativas de ultrapassagens somente poderão ocorrer após a Bandeirada de início de prova.

 

10.   Caso alguma parte do kart se solte durante a corrida, como escapamento, bico e afins, o piloto receberá bandeira pelo diretor de prova e terá 3 voltas para parar e recolocar, não cumprindo, será desclassificado. Se faltar menos de 3 voltas para o final da corrida a penalização é pesar sem a peça/parte faltante.

 

11.   Após a 8ª volta será informado aos pilotos para que façam o reagrupamento do grid para uma nova relargada em fila indiana.

 

 

 

VII. PONTUAÇÃO:

 

01º (20 Pontos )

02º (17 Pontos)

03º (15 Pontos)

04º (14 Pontos)

05º (13 Pontos)

06º (12 Pontos)

07º (11 Pontos)

08º (10 Pontos)

09º (09 Pontos)

10º (08 Pontos)

11º (07 Pontos)

12º (06 Pontos)

13º (05 Pontos)

14º (04 Pontos)

15º (03 Pontos)

16º (02 Pontos)

17º (01 Ponto)

 

Para a classificação da etapa e podio, serão considerados a somatória da classificação nas duas baterias, contudo para a tabela de pontuação do campeonato será a posição final da corrida e não a somatória das baterias; Não haverá ponto extra para pole position e volta rápida. Última etapa do ano será pontuação dobrada.

 

 

VIII. INTERRUPÇÃO DE PROVA:

 

1.     Caso uma bateria tenha que ser interrompida com bandeira vermelha, por acidente, chuva ou outro motivo que a direção de prova interprete como necessária, a classificação a ser adotada é a da volta anterior a da bandeirada. Sendo pontuação completa se houver 75% da prova decorridos até o momento e metade dos pontos se não completou os 75%.

 

2.     No momento em que a bandeira vermelha for acionada os pilotos deverão levantar o braço, reduzir a velocidade e dirigir-se para o box ou conforme orientação.

 

3.     Nesse momento também serão proibidas as ultrapassagens

 

4.     Caso a pista seja liberada, será feito um procedimento de largada em movimento e em fila indiana, observando-se a posição que os pilotos se encontravam na volta anterior a interrupção da prova.

 

5.     No momento da interrupção, apenas reparos rápidos e sem substituição de peças poderão ser feitos nos karts.

 

6.     Caso a bateria não puder ser reiniciada, a direção de provas adotará uma das alternativas:

A) 75% das voltas completadas > Fim de prova e pontuação integral;

B) 25% a 75% das voltas completadas > Fim de prova e metade da pontuação;

C) Menos de 25% das voltas completadas > Cancelamento da etapa.

 

 

IX. PUNIÇÕES

 

1.     As punições aos pilotos por atitudes irregulares na pista e descumprimento de regulamento serão aplicadas a critério da Direção de Prova, da seguinte forma:

 

A) Advertência: - Bandeira preta e branca seguida do número do kart = 5 segundos acrescido no tempo total da bateria;

 

B) Stop & Go: pode ser dada pelo diretor de prova na hora ou como uma segunda ADV - Bandeira preta com um círculo laranja = 10 segundos com o kart parado no local determinado pela direção de prova; O piloto que receber a placa de stop & go, terá 3 voltas para cumprir a punição, caso contrário será desclassificado da bateria. Quando o piloto for punido com stop & go a menos de 3 voltas do final da corrida e não conseguir cumprir a penalização, será punido com 15 segundos na classificação final de prova;

 

C) O piloto que tiver que substituir pneu por furo levará uma punição de 3 segundos por pneu trocado na classificação geral. (Lembrando que a troca só poderá ocorrer com o OK do diretor de prova e organização, caso contrário será desclassificado). O novo pneu ou jogo de pneus, deverá ter condições suficientes para serem utilizados por todas as demais etapas subsequentes até a etapa a qual é autorizado a substituição dos pneus de todos os pilotos;

 

D) Batida de Revide: DESCLASSIFICAÇÃO / Bandeira Preta e EXCLUSÃO da etapa, o piloto deverá retornar aos boxes imediatamente.

 

2.     A Direção de Prova pode aplicar qualquer uma das punições acima, inclusive cumulativas, ou seja, um piloto pode tomar uma advertência, um stop & go, e uma punição na classificação da prova, tudo na mesma bateria.

 

3.     O piloto desclassificado em uma bateria, largará em último na bateria subsequente, podendo ser em etapa diferente.

 

4.     Logo após o final de cada bateria, o piloto que se sentir prejudicado pode requerer uma análise por escrito dos vídeos que estiverem disponíveis pagando uma taxa de 50 reais que será devolvido caso seja aprovada sua reclamação. Reclamações verbais não serão aceitas.

 

5.     Caso a reclamação seja identificada, se houver necessidade o outro piloto envolvido será chamado para dar a sua versão ao Diretor e Comissão.

 

6.     Toda e qualquer desclassificação, seja ela de qualquer natureza, não poderá ser usada como descarte da etapa.

 

X. SEGURANÇA:

 

1.     Todos os pilotos deverão usar macacão próprio para pilotagem de kart, com calças e mangas compridas.

 

2.     É obrigatório o uso de luvas, sapatilhas e meias cobrindo a canela.

 

3.     Os capacetes deverão ser do tipo integral (cobrindo o queixo) com viseiras que devem ser fechadas a partir do momento da entrada na pista.

 

4.     Colar cervical ou HANS, são obrigatórios para segurança dos pilotos.

 

5.     É proibida a permanência de pessoas ao lado da pista, todos têm que ficar atrás dos pneus entre a pista e o box, sejam eles pilotos, preparadores, amigos ou qualquer outra pessoa, cabível de punição do piloto com placa de ADV.

 

XI. CALENDÁRIO e HORÁRIO:

 

1 Etapa - 26/02/2023 - San Marino / pagto motor até 19/02/23

2 Etapa - 19/03/2023 - San Marino / pagto motor até 12/03/23

3 Etapa - 16/04/2023 - San Marino / pagto motor até 09/04/23

4 Etapa - 21/05/2023 - San Marino / pagto motor até 14/05/23

5 Etapa - 18/06/2023 - San Marino / pagto motor até 11/06/23

6 Etapa - 16/07/2023 - San Marino / pagto motor até 09/07/23

7 Etapa - 20/08/2023 - San Marino / pagto motor até 13/08/23

8 Etapa - 24/09/2023 - San Marino / pagto motor até 17/09/23

9 Etapa - 22/10/2023 - San Marino / pagto motor até 15/02/23

10 Etapa - 26/11/2023 - San Marino / pagto motor até 12/02/23

 

 

 

CRONOGRAMA

 

O cronograma da Etapa será divulgado na semana da corrida.

 

1.     O calendário bem como os horários poderão sofrer alterações, caso a pista estiver impossibilitada de receber nossa competição. Mas será avisado com antecedência para reprogramação.

 

XII. PARTE FINANCEIRA:

 

1.     O custo da inscrição de todo o campeonato contendo as 10 etapas está orçado em R$ 1.600,00 por kart no pagamento a vista até uma semana do inicio do campeonato. Este valor poderá ser parcelado também em até 10 x no cartão com acréscimo dos juros da máquina. Para a participação de convidados o valor é de R$220,00 reais pagos até uma semana antes da etapa.

 

2.     Piloto deve pagar o aluguel da pista direto na administração do kartódromo no valor informado pelo kartódromo no dia da etapa e colocar a pulseira de identificação. Caso o piloto não faça a inscrição e assine o termo de responsabilidade, está expressamente PROIBIDO de entrar em pista, segundo orientações do Kartódromo.

 

3.     Todos deverão trazer seu próprio combustível no dia da corrida (Gasolina Comum), conforme escrito no item I. MOTOR.

 

4.     O aluguel dos motores terá um custo de R$ 280,00 por etapa, esse valor deverá ser pago uma semana antes da corrida para a organização, onde será enviado boletos de cobrança para todos os pilotos inscritos ou via PIX ( Chave PIX 19994331303 – Clayton Rodrigues Caldas ). No caso do não cumprimento da data de pagamento o valor do motor será de R$300,00 até um dia antes da corrida. A retirada do motor será feita no kartódromo pelo piloto ou representante do mesmo, mediante confirmação do pagamento do aluguel.

 

 

EXTRAS:

 

1.     Por motivo de segurança do campeonato, o limite máximo de participantes é de 30 karts.

 

2.     Não serão toleradas atitudes antidesportivas, o campeonato é entre amigos e o espaço deve ser respeitado dentro da pista. Os excessos serão punidos pelo diretor de provas e a comissão deverá analisar a situação e tomar as devidas providencias.

 

3. A fixação do transponder deve ser realizada como no exemplo abaixo, com o devido suporte de transponder. Não serão aceitas outras formas de fixação, bem como, fixação sem o suporte. Em caso de perda do transponder durante a prova o piloto estará desclassificado. É de responsabilidade do piloto checar se o transponder está bem fixado.

​

DSC_0105.JPG

4.     O piloto que não se apresentar ou não estiver atento ao briefing, será punido pelo diretor de provas com 2 pontos no campeonato.

 

5.     Todos os pilotos deverão participar da premiação do pódio.

 

6.     Os pilotos que subirem ao pódio, deverão estar vestidos com macacão (fechado) e sapatilhas de corrida, caso contrário serão punidos com 2 pontos no campeonato.

 

7.     O piloto que deliberadamente infringir regras, tais como: Adulterar o combustível, substituir os pneus, retirar deliberadamente peso do kart (quando usar lastro), alterar a coroa ou pinhão que são padrões do campeonato, será desclassificado da etapa e sua pontuação zerada.

 

8.     Não poderá haver participação de pilotos convidados na última etapa do campeonato.

 

9.     Os pilotos serão considerados inscritos mediante o pagamento da inscrição anual. Pagamentos avulsos serão permitidos apenas para convidados.

 

10.   Haverá na temporada duas categorias, sendo classificadas como Categoria Pro e Categoria Light. A seleção dos pilotos em cada categoria se dará através da média aritmética das 4 primeiras etapas classificatórias, ou seja, se o piloto comparecer em apenas duas etapas dentre estas 4 etapas classificatórias sua média será realizada sobre as duas etapas em que compareceu, assim todos os pilotos estarão disputando em conjunto por suas vagas. A partir da 5ª etapa serão divididas igualmente de acordo com a classificação geral dos pilotos, ou seja, se tivermos 20 pilotos, os 10 primeiros ficarão na categoria Pro e os demais na categoria Light. Caso seja um número ímpar de pilotos, como por exemplo 21 pilotos, os 11 primeiros serão considerados da categoria Pro. Em caso de entrada de novos pilotos após as etapas classificatórias, ficará a critério do piloto escolher em qual categoria ele quer participar.

 

11.   Tudo aquilo que não estiver abrangido neste regulamento é expressamente PROIBIDO, sendo que todos os itens eventualmente não citados neste regulamento serão balizados pelo RNK (Regulamento Nacional de Kart) embasado na CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo).

 

OBS: Considerar "ORIGINAL", "SEM RETRABALHO" (sem adicionar ou retirar qualquer elemento).

Bandeiras.png

© 2023 Campeonato TKC

bottom of page